7 Curiosidades Sobre Seu Gato Que Eu Aposto Que Você Não Sabia.

Você pode amar gatos ou apenas observar esses seres peludos com aquele respeito cauteloso que se reserva a criaturas misteriosas… Mas uma coisa é certa: eles são cheios de segredos incríveis, comportamentos únicos e um charme que beira o sobrenatural.

Se você achava que sabia tudo sobre os bichanos, prepare-se. Aqui vão 7 curiosidades felinas que são simplesmente de cair o queixo (ou pelo menos de fazer você soltar um “uau!” entre um ronronar e outro).

1. Eles miam pra você – não pros outros gatos!

Vamos começar com essa: gatos miam basicamente só para humanos. Isso mesmo. Quando você ouve um gato miando, ele está tentando falar com você. Não com outro gato. Entre eles, a comunicação acontece por olhares intensos, linguagem corporal digna de novela mexicana e até aquele ronronar sutil.

É como se os gatos pensassem: “Esses humanos são meio lerdos, então vou ter que vocalizar.”

E aí começa o festival de miados: miado de fome, miado de “tira esse cachorro de perto”, miado de “me dá atenção agora” ou até miado de pura opinião não solicitada.

2.  Eles têm um GPS embutido

Sim, gatos vêm com GPS felino de fábrica. Há inúmeros casos de gatos que foram levados para muito longe de casa (acidentalmente ou não) e, misteriosamente, voltaram semanas ou até meses depois.

Cientistas acreditam que eles usam pistas magnéticas e olfativas para se localizar. Já os místicos dirão que é intuição, sexto sentido ou pura feitiçaria. Seja como for… nunca subestime a capacidade de um gato de encontrar o caminho de casa (ou da sua geladeira).

3.  Ronronar é tipo terapia… pros dois!

Aquele ronronar gostoso que eles soltam quando estão confortáveis não é só fofura. Na verdade, é quase um superpoder.

As vibrações do ronronar acontecem em uma frequência (entre 25 e 150 Hz) que tem propriedades terapêuticas: elas ajudam a curar ossos, aliviar dor e reduzir inflamações. E não só neles — estudos sugerem que os humanos também podem se beneficiar dessas vibrações.

Ou seja, se você tem um gato, você também tem uma terapia sonora de quatro patas andando pela casa. E de graça!

4. Eles SONHAM – e são ativos até dormindo!

Você já viu seu gato dormindo e de repente ele começa a se contorcer, mexer as orelhas ou até fazer barulhinhos fofos? Pois é, ele está sonhando.

Gatos entram em sono REM, assim como a gente. Isso significa que eles passam por fases profundas de sono onde ocorrem sonhos.

E o que será que os gatos sonham? Uma teoria popular diz que eles sonham com atividades do dia, como perseguir presas imaginárias, explorar caixas ou… dominar o mundo, talvez?

5. O nariz de cada gato é único!

Você sabia que cada gato tem um padrão de nariz totalmente exclusivo? Assim como nossas impressões digitais, o nariz de um gato tem pequenas ruguinhas e linhas que não se repetem.

Isso quer dizer que, além de fofinhos, eles são literalmente únicos no mundo. Se existisse um RG felino, seria baseado no focinho.

Aliás, experimente encostar levemente o nariz no deles. Se o seu gato permitir (e isso é um grande SE), esse gesto é um sinal de carinho entre gatos também.

6. Gatos são verdadeiros artistas sonoros

Cães são ótimos companheiros, mas vamos ser sinceros: eles têm um vocabulário limitado. Já os gatos? São praticamente músicos experimentais.

Eles conseguem emitir mais de 100 sons diferentes. Isso inclui miados longos, curtos, agudos, graves, ronronares variados, grunhidos, assobios e até aquele som estranho de “trinado” quando veem um passarinho pela janela.

Cada gato tem sua própria “playlist”. E você vai aprender a entender cada trilha sonora com o tempo.

7. Eles não sentem gosto doce!

Por mais que você ame dividir tudo com seu gato (menos seu cobertor, porque ele já tomou), o docinho fica só pra você.

Gatos não possuem receptores para sabores doces. Isso mesmo: eles não sentem o sabor do açúcar. Mas cientificamente, eles simplesmente não se importam com seu brigadeiro.

Então, da próxima vez que você estiver comendo um sorvete e seu gato estiver te olhando fixamente…
Não é desejo.
É julgamento.

E aí, qual dessas te surpreendeu mais?

Você já suspeitava que seu gato era uma criatura mágica? Pois agora tem provas! Eles são terapeutas, exploradores, cantores, e ainda sabem se comunicar melhor do que muito humano por aí.

Veja também:

1 comentário em “7 Curiosidades Sobre Seu Gato Que Eu Aposto Que Você Não Sabia.”

Deixe um comentário